Uma Pequena Vida
Sinopse: Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une. Bonito e generoso, Willem tenta vingar como ator; nascido em Brooklyn, inteligente e mordaz, por vezes cruel, JB quer afirmar-se como pintor na cena artística de Manhattan; Malcolm é um arquiteto frustrado com o seu trabalho num ateliê de renome; e Jude, brilhante, enigmático e fechado, é o centro de gravidade do grupo.
Ao acompanhar os quatro amigos durante décadas, vemos como as suas relações se aprofundam e ensombram, marcadas pela dependência, pelo êxito e pelo orgulho. Porém, o seu grande desafio, compreenderão eles, é Jude, que se torna um advogado temido pelos seus pares, mas que é um homem cada vez mais destroçado, física e psicologicamente marcado por uma infância inimaginável e perseguido por um passado traumático que teme jamais conseguir ultrapassar.Numa escrita resplandecente, magnífica e assombrosa, Hanya Yanagihara compõe um hino trágico e transcendente ao amor fraternal, revela o sofrimento e o desgosto de forma ímpar, e retrata a tirania da memória e dos limites da capacidade humana para resistir.
Este foi sem dúvida para já o melhor e mais desafiante livro lido em 2024, um livro triste que se centra essencialmente sobre a história triste de uma pessoa que não era triste, mas tinha falta de esperança e confiança em si. Houve momentos em que tive que largar o livro por uns dias, respirar e digerir o que tinha lido para depois voltar a pegar nele, largar e voltar a pegar, este livro foi um ciclo repetitivo, não por não gostar, mas para o saber digerir e saber organizar os sentimentos e pensamentos que este livro causou-me , engana-se quem diz que é um livro fácil, não é, é o género de livro que nos muda a vida. Foi sem dúvida o melhor livro que li este ano, a autora não nos poupa ao contar o trauma de Jude o que para mim, foi muito doloroso de ler, mas a realidade é que existem histórias assim. O que mais gostei neste livro foi sem dúvida a amizade deste quarteto, podem ter zangas, não concordarem com tudo, mas no final estão lá nos bons e nos maus momentos, acho que as amizades reais são assim, apesar da distância e da nossa própria vida estamos sempre lá para os nossos amigos, eu tenho a sorte de contar com alguns assim. Leiam este livro, vai-vos mudar a vida.
"Em que ponto deixava a luta pelo sonho de ser um ato de coragem para se tornar insensatez?"



Comentários
Enviar um comentário