Lá, Onde o Vento Chora
Finalmente consegui voltar por estas bandas, e escolhi voltar com um dos melhores livros que li este ano e um dos melhores filmes. Quando saiu o trailer pensei "vou ler o livro e depois vejo o filme" e assim fiz, corri para o comprar, pensando eu que seria um típico romance fofo, e até me enganando com o casal (erro que cometi depois de ver o trailer hahahah). Acredito que não seja uma leitura fácil ou um livro que toda a gente adore mas é um livro surpreendente que se passa em dois tempos diferentes,o passado e o presente.
Kya é a mais nova de cinco irmãos e vive com os pais numa cabana num pantanal, porém aos seis anos de idade vê a sua vida mudar para sempre quando a sua mãe sai de casa e aos poucos os seus quatro irmãos e o pai fazem o mesmo abandonando-a, assim ela fica sozinha no pantanal a que chama de casa porque ninguém na comunidade de Barkley Cove quer saber dela alias é claramente posta de parte por eles. Ao longo do livro vemos a descriminação a acontecer tanto por se ser diferente como por se ser negro (algo que infelizmente ainda acontece hoje em dia), Kya ou a miúda do pantanal como é apelidada pelos moradores da cidade, tem de aprender a sobreviver sozinha vendendo mexilhões e outras coisas para conseguir ter o que comer, sendo ajudada pelo Saltos e a sua mulher Mabel e por Tate que a ensina a ler e a escrever. Um rapaz amoroso e cheio de princípios que se apaixona perdidamente por ela.
Os anos passam e Kya torna-se uma mulher misteriosa e inteligente, um dia ela é acusada de matar um rapaz Chase Andrews o popular da cidade com quem ela teve um romance, a cidade inteira acredita que foi ela porque nunca a conheceram e acreditam que seja uma vândala. Adorei o facto da autora ter desenvolvido a investigação policial em paralelo com a história da infância e do crescimento de Kya dando-nos a oportunidade de conhecermos as várias personagens e de assistirmos ao desenrolar da própria investigação.
O final é maravilhoso e deixou-me completamente estupefacta. Delia Owens leva-nos para um pantanal onde não há nada além de animais, natureza e paz, Lá onde o Vento Chora, vive uma rapariga que apesar das dificuldades que a vida lhe pôs no caminho conseguiu encontrar a felicidade e a paz.
Sinopse:
Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. À medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a Natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. É então que o impensável acontece.
Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.



Comentários
Enviar um comentário